quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Escola e Família: Uma parceria que dá certo!

COMO A FAMÍLIA PODE AJUDAR NA ROTINA ESCOLAR

Com o objetivo de reunir sugestões sobre como a família pode ajudar na rotina escolar, a revista VEJA entrevistou o professor Harris Cooper, do Departamento de Psicologia e Neurociência da Duke University, nos Estados Unidos e especialista em lição de casa. Há duas décadas, Cooper se dedica a estudar os efeitos positivos da participação dos pais na vida escolar.
Nesta reportagem, ele dá idéias práticas com base em seus últimos trabalhos sobre o tema. Eis o resultado:
Estudar é uma atividade diária, que requer dedicação e muito empenho. É utilizar-se dos recursos mentais para compreender, adquirir novas experiências, aprender. É frequentar a escola e examinar cuidadosamente as matérias trabalhadas na sala de aula, tentando levar tais conhecimentos para a vida diária.
Os pais devem compartilhar os momentos de atividades e eventos escolares mostrando interesse, opinando, fazendo suas considerações sobre as mesmas, valorizando aquilo que seus filhos fazem.
Mas o maior investimento é a presença, a participação, a contribuição, se inteirando da rotina escolar dos filhos. Isso é, na verdade, o que consideramos o dever de casa dos pais.
O QUE É SUGERIDO PARA QUE OS PAIS PARTICIPEM DAS TAREFAS ESCOLARES:
 
·         Garantir que não faltem em casa livros, um bom dicionário e espaço tranqüilo para realizar o dever.
·         Mostrar-se entusiasmados em relação às tarefas dos filhos. Segundo pesquisas, isso ajuda a fazê-los encarar o dever como uma atividade prazerosa.
·         Fazer a criança perceber que suas tarefas têm aplicação na vida prática. Por exemplo: ao consultar seu saldo bancário, mostrar como se usa a matemática para conferir a conta.
·         Ao ter a ajuda requisitada, apenas dar sugestões de como resolver a questão. Está provado que essa é uma estratégia mais eficiente do que revelar a resposta.
·         Se a criança demonstrar sinais de exaustão, sugerir um intervalo para o descanso antes da conclusão da tarefa.
·         Criar um ambiente favorável ao aprendizado. É comum a criança estudar enquanto a família assiste televisão, o que tira a concentração do estudante;
·         Participar de reuniões na escola e dispor de tempo para levar o filho até a sala de aula é uma forma de cumprimentar os professores e saber se está tudo bem;

QUANTO TEMPO OS ESTUDANTES DEVEM DEDICAR AOS DEVERES ESCOLARES
Em quaisquer modalidades, é importante que a atividade seja feita no mesmo horário todos os dias. Na Educação Infantil o horário deve ser flexível às necessidades da criança, não excedendo um período de uma hora. Do 1º ao 5º ano, no máximo duas horas. Do 6º ao 9º ano, o limite é de três horas.

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