quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Centenário de Rachel de Queiroz


Rachel de Queiroz (1910-2003) completaria hoje 100 anos. Em seus 93 anos de vida escreveu romances, crônicas e peças de teatro.
A história de Rachel de Queiroz é única. A escritora cearense destacou-se não apenas por sua prosa segura e sensível aos dramas do homem, mas também por uma personalidade que se fazia notar. Rachel teve visibilidade no meio em que, ainda hoje, muitas mulheres batalham por espaços iguais aos dos homens: a escrita e a esfera intelectual. Primeira mulher a integrar os quadros da Academia Brasileira de Letras (ABL), a cronista firmou no imaginário coletivo dos leitores, figuras femininas tão fortes quanto ela mesma.
Hoje, lançamentos de livros, sessões solenes e até a estreia de uma animação feita em computação gráfica estão programados para reverenciar a obra de Rachel de Queiroz. Diferentes jornais e revistas de todo o país homenageiam as principais obras da autora: “O Quinze”, “Memorial de Maria Moura”, dentre outros, com edições especiais, tecidas a partir de memórias que a autora legou àqueles que com ela conviveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário